A Congregação

Site Oficial da Congregação de Santa Dorotéia

http://www.doroteefrassinetti.org/

 

Legado de educação e amor: Congregação das Irmãs Dorotéias completa 183 anos de fundação

Dia 12 de agosto de 2017, data festiva de Santa Clara, comemora-se os 183 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia no mundo, uma trajetória  que iniciou com 6 jovens. Tal comunidade religiosa foi fruto da vida de amor e fé de Paula Frassinetti,  nascida em 1809 na cidade de Gênova, Itália, que na pequena aldeia de pescadores Quinto al Mare envolveu-se com a catequese das crianças e atraiu, com seu carisma, a atenção das jovens locais para uma vida dedicada ao Senhor e ao próximo.

Ao mesmo tempo em que se consolidavam as bases desse novo Instituto, chegava em visita a Gênova o Conde de Passi, um sacerdote que lutava para estabelecer a Pia obra de Santa Dorotéia, cujo objetivo era a salvação das almas e o bem da juventude. A partir dessa nova proposta de ação católica, o antigo Instituto das Filhas da Santa Fé passou a ser denominado Instituto das Irmãs de Santa Dorotéia. A obra se expandiu por Gênova e arredores até o surgimento do convite para uma casa Dorotéia em Roma.

Com o estabelecimento da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia em Roma, Madre Paula Frassinetti estreita laços com o Vaticano. Em 1849, tem início um período de grande conturbação social e política na Itália, incluindo a decretação da Lei de Supressão das Comunidades Religiosas. Nessa fase, o Instituto das Irmãs de Santa Dorotéia enfrenta sérios e graves obstáculos e perseguições, chegando inclusive ao fechamento de algumas de suas casas.Em 1866, já com dezenas de casas em funcionamento na Itália, a Congregação inicia sua expansão para outros países.

A primeira fundação do Instituto fora da Itália foi  emPortugal e no mesmo ano no Brasil.O Bispo Dom Manuel de Medeiros procurava quem o pudesse ajudar na evangelização de sua Diocese de Olinda-Recife. Agradou-se dos sinais de boa educação religiosa percebidos em alunas das Dorotéias de Roma e quis trazer tais educadoras para o Brasil. Atendido seu pedido, as primeiras Irmãs chegaram ao Recife em 12 de fevereiro de 1866. Nesse mesmo ano, as Irmãs se estabeleciam em Lisboa. A partir das duas fundações iniciais, multiplicaram-se os colégios em território brasileiro e português. Posteriormente, as Dorotéias chegaram a países, como Estados Unidos, China, África e outros

História do colégio Santa Teresa

Em 1894,  o Maranhão recebe, através do Asilo de Recolhimento Santa Teresa, as Irmãs Dorotéias, vindas das terras italianas com seus sonhos e propósitos idealizados com Santa Paula Frassinetti, com a missão maior de realizar a evangelização através da educação. Iniciou-se, então a proposta educacional do Colégio Santa Teresa.

Educar as crianças e jovens pela “via do coração e do amor” e orientá-los pela Bússola da Vontade de Deus foi a tarefa desenvolvida no dia a dia da Escola pelas irmãs e pelos leigos que aderiram à proposta pedagógica intuída por Santa Paula. Ao longo dos anos, a concepção educativa foi sendo atualizada pelas teorias educativas cujos princípios são condizentes com as intuições de Santa Paula e com os valores cristãos. Assim a prática recebeu os reforços teóricos de Paulo Freire, Piaget, Vigostky, Freinet e outros que referendam a concepção de educação como um processo de formação integral do sujeito e de aprendizagem como espaço de interações múltiplas.

Dorotéia, Ir. Marcia Silva 



Best World Bookamker bet365.com reviewbbetting.co.uk