Educação Física e Desporto

[inset side="right" title="Correspondências"] HOMO NATURALIS - Trilha no Parque Botânico da Vale

Carta de Apresentação - HOMO NATURALIS

Horário dos Esportes 2010 e Informativo de Atividades [/inset]

“A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da educação Básica, ajustando-se à faixa etária e as condições da população escolar”

LDB 9394/96, Lei 10328, Art. 1º, Parágrafo 3º de 12.12.2001.

Apresentação

O trabalho realizado pelo Departamento fundamenta-se nas concepções sócio-culturais de corpo e movimento. A superação dessas duas concepções apontam a necessidade de que se considere também as dimensões: cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo dos alunos que interagem e se movimentam como sujeitos sociais.

Este Departamento dispõe de atividades que atendem de forma adequada às necessidades dos educandos.

Portanto, é tarefa do Departamento introduzir e integrar o aluno nesta cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o dentro da nossa realidade, para usufruir das atividades recreativas, esportivas, rítmicas e expressivas, em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

Dentro destes aspectos, atendendo os PCN´S e visando a melhor qualificação do ensino, através da dimensão dos conteúdos (Danças, Jogos, Esporte, Lutas e Ginástica), o Departamento vem priorizar:

As atividades corporais, dentro de um clima de reconhecimento e respeito em relação às características físicas e desempenho motor de cada educando;

As atitudes de respeito mútuo, dignidade, solidariedade e fraternidade em situações lúdicas e esportivas;

Os limites e as possibilidades do próprio corpo, de forma que haja controle autônomo das atividades corporais;

A aprendizagem do movimento conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras;

A valorização do desempenho esportivo de um modo geral, aceitando a disputa como elemento de competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos outros;

O desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras;

A participação em campeonatos, gincanas, excursões e atividades culturais – recreativas dentro e fora do Colégio;

Vivência das danças folclóricas e regionais, compreendendo seus contextos de manifestações (carnaval, bumba-meu-boi, frevo, etc);

Acompanhamento do desempenho escolar dos alunos / atletas, no intuito de incentivá-los para o bom desenvolvimento dos mesmos;

O direito de inclusão dos alunos, nas atividades propostas;

O caráter lúdico nas aulas.

Organização

O Departamento de Educação Física e Desporto tem sua estrutura física constituída na parte interna da escola, funcionando em 3 turnos. É constituído de um coordenador e um quadro de professores que trabalham em sintonia para o bom andamento do processo educativo.

Busca-se fortalecer os valores morais, éticos, políticos e sociais, a partir da vivência das regras que surgem como decorrência da própria necessidade de organização dentro da comunidade da qual faz parte. Tem-se como conseqüência a harmonia e a valorização do educando pelo resgate da auto-estima.

Objetivos

Estimular a inclusão e a participação dos educandos em atividades corporais sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;

Integrar os serviços mantendo a unidade e coerência no plano global do colégio;

Desenvolver atividades de caráter recreativo, interativo, competitivo e cooperativo;

Oportunizar aos educandos desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática;

Induzir a diferenciação quanto aos contextos amador, recreativo e profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo.

Procedimentos Metodológicos

Participação em cursos, palestras, oficinas, debates e seminários que favoreçam a capacitação profissional;

Orientação permanente aos trabalhos realizados e aos professores, através de um diálogo democrático;

Controlar a freqüência e assiduidade, pontualidade e o desempenho escolar dos alunos nas aulas de Educação Física;

Implementar o intercâmbio sócio-desportivo com outras escolas dentro e fora do estado;

Favorecer o relacionamento família x escola x aluno, através de atividades extras;

Coordenação do Departamento de Educação Física e Desporto

Funções do Coordenador:

Manter os professores do departamento integrados no Plano Educativo da Escola;

Acompanhar o desempenho escolar dos alunos, no intuito de incentivá-los para o bom desenvolvimento do processo;

Manter a comunicação eficaz com os demais Departamentos, visando a harmonia do conjunto;

Coordenar todas as programações e eventos relacionados ao setor de sua competência, tomando as necessárias e devidas providências;

Informar a Diretora, os Coordenadores de Série e orientar os alunos quanto às atividades desenvolvidas pelo Departamento;

Favorecer o relacionamento entre Família x escola x aluno;

Organizar, junto aos Coordenadores de Série os horários das aulas de Educação Física;

Incentivar a prática desportiva na Escola;

Viabilizar o intercâmbio sócio-cultural e desportivo, dentro e fora do Estado;

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