ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLA É TEMA DE PALESTRA

 A Irmã Maria do Carmo destaca em sua fala que a ética está sempre presente em todos os âmbitos da vida, sobretudo no mundo da educação e, mais particularmente, na sala de aula, e o educador é um espelho para o jovem e para todos
IMG 0104

Aulas particulares com o mesmo professor que leciona ao estudante em sala, pais que tratam de assuntos fora do ambiente escolar com o professor. Esses foram alguns dos temas abordados pela advogada, especialista em Direito Educacional, Walena Freitas, dia 16, em palestra a profissionais que atuam no Colégio Santa Teresa em vários segmentos.

Segundo a advogada, ser ético é estar consciente de seu papel naquela qualidade de profissional na sua área e ela considera importante tratar deste tema na escola por ser um ambiente propício a ocorrer situações conflituosas. Ao longo de sua carreira, observou que entre as questões antiéticas mais comuns estão o enfrentamento professor-aluno, tanto o tratamento mais rigoroso como o mais íntimo, que pode ser confundido por outras pessoas.

A ética está sempre presente em todos os âmbitos da vida, sobretudo no mundo da educação e, mais particularmente, na sala de aula, e o educador é um espelho para o jovem e para todos, de acordo com a diretora, a Irmã Maria do Carmo Mesquita. "No âmbito da escola e como educadores, é necessário ter muito cuidado com o que se pensa, faz e diz. Sobretudo, necessitamos estar muito antenados com os novos tempos que têm elementos que não havia antes, como redes sociais e internet", destaca.

 A especialista explicou que, apesar de não haver legislação própria para a área da Educação, são utilizadas, como base, para as questões educacionais, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Defesa do Consumidor, a Lei das Anuidades Escolares e a Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Tanto para a professora Maria dos Remédios Vieira quanto ao professor Ramsés Magno Sousa, foi importante passar a conhecer as questões legais que envolvem situações que podem ocorrer no dia a dia de trabalho, passando a saber como lidar com situações-problema  que venham a ocorrer.

Exemplos de atitudes éticas na escola citados pela advogada:

- Não aceitar dar aulas particulares a alunos que sejam da mesma turma do professor (a);

- Se a escola tomar conhecimento que o aluno está sofrendo violência em casa, deverá avisar o Conselho Tutelar e deverá investigar por que isso está acontecendo;

- Pais não devem exceder no horário de buscar seus filhos;

- Assuntos relacionados à escola não devem ser tratados fora dela, mas caso isso ocorra, orientar os pais a procurem a Coordenação da instituição de ensino e adiantar o assunto direto no setor para que possam ser tomadas as devidas providências.

Best World Bookamker bet365.com reviewbbetting.co.uk